quarta-feira, 18 de março de 2015

Até agora...

Boas meus amigos,
Até agora as pescas têm-me corrido bem...

Mais um dia com boas condições e mais um bom peixinho.
Acusou 2,100 Kg na estreia da nova cana :)
 
Um bem haja a todos



segunda-feira, 16 de março de 2015

PNSACV

Alteirinhos - Zambujeira do Mar

Boas amigos,
 
Saiu por estes dias uma reportagem acerca dos estacionamentos no acesso a algumas praias do PNSACV.
 
O que para alguns poderá ser uma vantagem para outros nem por isso, conforme dizem na reportagem alguns moradores locais.

Quanto a mim, resta-me dizer que pouco frequento as zonas em questão, embora reconheça que a reorganização da orla costeira e o melhoramento dos acessos façam falta, não deveremos ser extremistas. O que poderia ser um excesso agora pecará pela falta, prejudicando sobretudo os usufrários daquelas zonas, tanto pescadores e/ou mariscadores como banhistas ou veraneantes.


 
 
 

segunda-feira, 9 de março de 2015

@ Rio Mira

Boas amigos,
 
No passado domingo foi mais um dia de pesca, desta vez pelo Rio Mira pois o estado do mar não permitia grandes aventuras... Assim optei por ficar até mais tarde na cama e depois ir passear junto das margens do Mira para tentar a minha sorte!
 
Estava um dia excelente, calor sem vento... Propicio a um excelente dia de pesca! Depois de um café com o meu avô lá fui tentar a minha sorte, cana as costas e rumo eu até ao cais debaixo da ponte pedonal. Apesar da altura da maré ser a ideal para os robalos passarem por aquele pequeno meandro eles não estavam por lá. Resolvi ir para montante, para junto de uma ilha que se forma à maré vazia local onde se costuma ver alguns robalos de passagem e aguardar por ver algum. Durante a pesca tive o privilégio de conversar com um senhor com alguns anos de idade e que tem bastante conhecimento sobre os robalos. Durante a conversa o "tio" Eduardo ia-me dando algumas dicas sobre os nossos amigos, sobre a maneira de como andavam a comer, sobre o modo de como e quando tinham subido "rio acima", sobre as suas capturas... Também tive a visita de um Sr. GNR :)

Pelo meio da minha pesca, onde perco mais tempo observando a passagem de peixes ia reorganizando e experimentando algumas amostras em vinil que tinha na minha bolsa. Algumas que eu próprio "fiz/juntei"... E foi com uma dessas que ferrei o peixe.
 
Estava à conversa com o Sr. GNR e quando o vejo passar. Amostra lançada à agua e o peixe nada! Seguiu a sua vida ao sabor da corrente. Novo lançamento bem à frente do seu percurso. Vinha recolhendo a linha na sua direcção fazendo pequenas animações. 3/4 maniveladas e zááásssssss o ataque à amostra e peixe ferrado... Começou a luta! A maior luta era com a corrente que era muita. O peixe esse vinha lutando o que podia. Lá consegui tirar o peixe da corrente e colocá-lo na lama... Como estava a pescar a pelo menos 3 metros de altura prontamente descalcei os ténis, arregacei as calças, despi a sweat e ai vou eu pelo lodo até ao robalo... Peixe nas mãos e toca de subir lodo acima até ao cais... Admirar novamente o peixe e voltar à observação.

Neste dia observei, para além de inúmeras tainhas, 1 linguado e mais 3 robalos na ordem dos 10 cm :D

Material utilizado:
 
- Cana Barros Stout 3 mts
- Carreto Nexave 3000
- Fio multifilamento 0.19 powerpro
- Amostra Zagaia+vinil