segunda-feira, 9 de março de 2015

@ Rio Mira

Boas amigos,
 
No passado domingo foi mais um dia de pesca, desta vez pelo Rio Mira pois o estado do mar não permitia grandes aventuras... Assim optei por ficar até mais tarde na cama e depois ir passear junto das margens do Mira para tentar a minha sorte!
 
Estava um dia excelente, calor sem vento... Propicio a um excelente dia de pesca! Depois de um café com o meu avô lá fui tentar a minha sorte, cana as costas e rumo eu até ao cais debaixo da ponte pedonal. Apesar da altura da maré ser a ideal para os robalos passarem por aquele pequeno meandro eles não estavam por lá. Resolvi ir para montante, para junto de uma ilha que se forma à maré vazia local onde se costuma ver alguns robalos de passagem e aguardar por ver algum. Durante a pesca tive o privilégio de conversar com um senhor com alguns anos de idade e que tem bastante conhecimento sobre os robalos. Durante a conversa o "tio" Eduardo ia-me dando algumas dicas sobre os nossos amigos, sobre a maneira de como andavam a comer, sobre o modo de como e quando tinham subido "rio acima", sobre as suas capturas... Também tive a visita de um Sr. GNR :)

Pelo meio da minha pesca, onde perco mais tempo observando a passagem de peixes ia reorganizando e experimentando algumas amostras em vinil que tinha na minha bolsa. Algumas que eu próprio "fiz/juntei"... E foi com uma dessas que ferrei o peixe.
 
Estava à conversa com o Sr. GNR e quando o vejo passar. Amostra lançada à agua e o peixe nada! Seguiu a sua vida ao sabor da corrente. Novo lançamento bem à frente do seu percurso. Vinha recolhendo a linha na sua direcção fazendo pequenas animações. 3/4 maniveladas e zááásssssss o ataque à amostra e peixe ferrado... Começou a luta! A maior luta era com a corrente que era muita. O peixe esse vinha lutando o que podia. Lá consegui tirar o peixe da corrente e colocá-lo na lama... Como estava a pescar a pelo menos 3 metros de altura prontamente descalcei os ténis, arregacei as calças, despi a sweat e ai vou eu pelo lodo até ao robalo... Peixe nas mãos e toca de subir lodo acima até ao cais... Admirar novamente o peixe e voltar à observação.

Neste dia observei, para além de inúmeras tainhas, 1 linguado e mais 3 robalos na ordem dos 10 cm :D

Material utilizado:
 
- Cana Barros Stout 3 mts
- Carreto Nexave 3000
- Fio multifilamento 0.19 powerpro
- Amostra Zagaia+vinil
 




 

8 comentários:

  1. Rio Mira Sea Bass :)

    Embom mais uma captura.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu-nos bem este fim de semana :)

      Vocês com as condições adversas é que merecem os parabéns pelas capturas :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Belo Labrax Luís, parabéns!

    Abraço e boas fainas...eles andam aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jose,

      Eles anda por aqui e ainda estão para vir mais ;)

      Abraço e boas fainas para si também

      Eliminar
  3. Esse foi autuado a meio do trajecto. eheheh
    Parabéns pela captura.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
  4. Boas Luis!
    Esse rio é sempre uma boa alternativa para o pessoal da zona, confesso que há muito tempo que estou para ir aí explorar isso para tentar perceber como funciona...

    Gosto muito de trocar umas ideias com esses pescadores mais velhos e ouvir as suas historias, um gajo tira sempre algo de positivo nessas pequenas conversas ;)

    Parabéns pela captura.
    Abraço e força aí..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      Este rio é "manhoso"... Tem anos de "fartura" e anos de "fome", como aliás todo o sitio... É certo que a experiência dos mais velhos nos ajudam a entender melhor os comportamentos dos robalos - e outros peixes- ao longo do tempo.

      O perceber como funciona...É descobrir as zonas que eles estão a frequentar, o que eles querem comer, pois maior parte das vezes estão com a gula do camarão rio.

      Como já deves ter visto pela blogosfera, a malta por aqui desenrasca uns peixotes engraçados no Rio... Antes, quando corriam os esgotos, as tainhas encostavam perto dos mesmos e avistavam-se mais frequentemente os robalos... Agora já não é tão fácil avistá-los desta maneira. Agora é mais fácil vê-los passar nos baixios... Eu tenho por hábito colocar-me ou num cais ou então em cima da ponte a observar... Depois de os avistar e aperceber-me por onde eles estão a passar é tentar a minha sorte com aquele artificial que nos parecerá ser o melhor para aquel dia :D

      Abraço e boas capturas :)

      Eliminar