segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Abertura Pombos 2017

Caros amantes da Confraria Cinegética,
 
A abertura da caça às rolas, pombos e patos, no dia 20 de Agosto de 2017, ficará eternamente na nossa memória seja por bons ou maus motivos.
 
No dia 18 de Agosto foi emitida a  Declaração de calamidade pela Presidência do Conselho de Ministros e Administração Interna. Esta declaração veio afectar os planos cinegéticos de grande maioria dos caçadores, pois grande parte de nós ficaram proibidos de ir para o campo (não de caçar).
 
No que me diz respeito, também os meus planos foram trocados.
O Concelho de Odemira, também ele abrangido pela declaração, era um dos três concelhos do Distrito de Beja nos quais era proibido aceder, circular ou permanecer no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa a Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como  nos caminhos florestais, caminhos rurais  e outras vias que os atravessam. Acontece que no caso Odemirense, o PMDFCI do nosso concelho 1.º não apresenta cartografia e 2.º não está aprovado. Relativamente ao 1.º ponto, é difícil para os munícipes e demais saber quais são as áreas florestais e quais as agrícolas pois a cartografia, se existir, apenas está disponível no documento físico no balcão único do município. No 2.º ponto não há discussão possível.

Ora, na minha perspectiva (e não quer dizer que concorde), independentemente de existir ou não plano e/ou cartografia, o Despacho 7313-A/2017 seria para cumprir na integra.
O resultado da minha interpretação aliado ao esclarecimento inicial do SEPNA fez com que se cancelasse a jornada de caça programada para o dia 20 de Agosto.
 
Contudo, porque pertenço a uma ZCA num Concelho não abrangido pelo Despacho, realizei contactos com os amigos de lá e fizemos uma combinação "em cima do joelho".
O objectivo? Seria o mesmo de sempre... Convívio. Poder sair para o campo e no fim refrescar a goela. Pelo meio discutir assuntos cinegéticos e ver uma ou outra espécie permitida em calendário venatório.
 
Como é bom chegar pela fresca ao campo e poder ouvir lá longe as perdizes a cantar... Ver um coelho ou outro (esperemos que recuperem as densidades de outrora) passar de relance pelo meio das ruas dos projectos de sobreiros... Ver a manhosa da raposa a fugir de nós furtivamente...
É realmente mesmo muito bom e renova as energias para a semana que entra...
 
No meio destas palavras, quero deixar um especial abraço a todos aqueles que não puderam ter a mesma oportunidade que eu. Quero deixar uma palavra de solidariedade para com aqueles que viram as suas ZC reduzidas a cinzas.
Quero também pedir a todos especial atenção com o cumprimento dos limites legais de abate. Podemos e devemos fazer mais e melhor para melhorar a nossa imagem enquanto caçadores e não matadores.
 
No fim do  dia fiquei grato por ser caçador. Por ter amigos que partilham da minha paixão. Por ter companheiros que, tal como eu, respeitam a fauna e flora silvestre.
Avistei um pato real e um pombo torcaz. E fui embora para casa feliz por os ter avistado. Fui embora para feliz porque convivi com amigos. Fui embora para casa feliz.
 
Até breve e uma boa abertura para aqueles que a farão nos próximos dias.

Saudações.





2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Sou o responsável pela criação de conteúdos e promoção do recem criado blogue da página www.azoresfishing.pt. O blog está na sua fase de arranque e por isso queremos dinamizá-lo com vários artigos. Um deles é fazer uma listagem dos 10 melhores blogs relacionados com pesca desportiva em portugal.

    Este post irá proporcionar mais visitas aos respetivos blog`s e aumentar a autoridade dos mesmos nas pesquisas dos motores de busca.

    Gostariamos de saber se gostaria que o seu blog constasse na nossa listagem. Em troca solicitamos que coloque o link do nosso site (preferencialmente) ou do nosso blog nos links que recomenda no seu blog.

    Se tiver mais alguma sugestão de algum blog relacionado com a pesca desportiva que admire ou que seja seu amigos, sinta-se à vontade para recomendá-lo.

    Muito obrigado pela atenção.

    Aguardo com expectativa a sua resposta

    ResponderEliminar