segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Semana Feliz

Boas Companheiros,
Por estes dias fui à procura dos nossos amigos e tive a minha quota de sorte... Fui presenteado com 4 belos animais, sendo que um deles apesar da medida foi devolvido ao seu habitat para nos poder presentear uns quilos mais tarde :D
 
Dia 1

Combinei com o amigo Hélder no local por volta das 5 horas. Local escolhido, encontro à hora combinada, equipados a rigor (embora não estivesse muito frio) e ai vamos nós à procura deles. A zona era composta maioritariamente por areia com um misto de rebolos. O mar era mansinho, ideal para aquele local. As águas eram claras. Após uns lançamentos num primeiro local que se revelaria produtivo mais tarde, saímos em procura de um local onde no inicio do ano tinham sido avistados uns peixes.
 Este local, misto de pedra e areia, apresentava excelentes condições para encontrar-mos os nossos amigos mas eles não estavam presentes. Resolvemos então regressar em direcção aos carros e ir lançando as artificias, tentando a nossa sorte. Já com o dia nascido e perto do local onde ainda de noite tínhamos iniciado a jornada, após insistir durante cerca de uns 20 minutos no mesmo local sinto um ataque á artificial e de imediato 2/3 cabeçadas típicas dos nossos amigos.
Ferrado o peixe começa a luta...
Enérgico que ele era, tentando sempre levar fio... A Barros Stout vergada e bicho teimava em não vir! Estava lutando por si :) Até o que o avisto, ainda a uns bons 20 metros de mim e apercebo-me que vinha mal ferrado... Tinha apenas um anzol da fateixa no beiço! Cuidados redobrados e após mais uns momentos de luta intensa lá o consegui trazer até mim com a ajuda de duas ondas, já que na primeira não consegui pô-lo totalmente seguro e na segunda lá o consegui segurar. Deu cá uma "trabalhêra" que nem queiram saber... Ao tentar apanhar o robalo ainda na escoa da onda, engatou-se uma fateixa na calças do fato, outra no casaco e ainda levei um toque no dedo... Mas nada de preocupante ehehehe 
Eu todo contente, o Hélder veio até mim e fizemos um pequeno filme.
Acusou 2.800 Kg e 64 cm de comprimento.
Como era dia de trabalho tive que abandonar a pesca por esse dia, com a promessa de ainda voltar nessa semana para tentar novamente a sorte.
 
Dia 2
 
Como o vicio é enorme, e depois de ter capturado um excelente exemplar dias antes, resolvi ir tentar a minha sorte nesta noite. Após sair do trabalho fui a casa comer qualquer coisa, vestir-me e abalei. Cheguei ao local já era de noite e logo comecei a ouvir a rebentação mais forte que no dia anterior. Pensei "mau, hoje é mais mar... Estou tramado". Admito que pescar à noite sozinho, embora em segurança, não é para qualquer um. Sempre receoso, e após 2 horas de pesca resolvi dar por encerrada a jornada. Mas prometi à saída "Amanhã pagam-mas!!!"
 
Dia 3
 
Despertador a tocar às 5 horas. Pequeno almoço tomado, equipado a rigor pois na noite antes já se sentia mais frio e eu (ainda estou) constipado, abalei directo ao local. Cheguei por volta das 6 horas. Material às costas e toca de insistir no local onde anteriormente efectuei a captura. A maré estava a encher. O mar de feição com uma suave aragem que até ajudava a lançar as artificiais mais longe um pouco. Estava a pescar à sensivelmente hora e meia. Já se notava o clarear do dia e avistava 3 companheiros ao longe. Até zááásssss um toque e peixe ferrado. Os primeiros instantes pareceu-me peixe pequeno pois a força que fez não foi nenhuma mas de seguida... O bicho começa a afundar e a levar fio e eu a pensar mas será que tenho aqui um tarolão enormíssimo, o meu record em mar... Quase que "esfregava" as mão de contente. Sabia que tinha ali um bom exemplar de certeza!
 

Teimoso e vigoroso, enérgico próprio da altura em que estamos, estava no fundo e de lá não queria sair. Corria tresloucado para a direita e para a esquerda até que ao fim de um pouco lhe vi a cor e percebi o porquê de fazer tanta força... Vinha ferrado por baixo! E que luta, a maior que tive até hoje em todos os peixes que me lembro! Após recuperar o peixe calmamente, com cuidado para não se soltar (embora por vezes por mais cuidado que se tenha não somos nós que mandamos) aproveitei a ajuda das ondas para o colocar em local seguro. Após o colocar em local seguro, acendi o meu cigarrinho e fiquei a admirar o peixe, extasiado pela luta e gozo que me deu! Sem duvida alguma o mais lutador de todos. Após o meu cigarrinho voltei à faina, insistindo no mesmo local da captura. Mas nada. Resolvi mudar-me um pouco mais para sul, no mesmo sitio onde tinha efectuado a captura do dia anterior. Sem grandes demoras, após alguns minutos a lançar as artificiais, sinto outra prisão. Peixe ferrado e começa a luta. Um pouco menos enérgico que o anterior mas ainda assim bastante lutador. Aqui está mais um record para mim, pensava eu. Dois peixes no mesmo dia no mar, nunca me tinha acontecido. Peixe avistado, e este vinha preso pela boca. Pensei que dificilmente se iria embora, mas nunca fiando. Calmamente o trouxe até mim. Peixe em seco, cigarro da ordem e lá ia eu insistir novamente. Nada neste local. Mudo-me novamente mais para sul. As condições aqui estavam fantásticas. Mas sinais de peixe, nada! Apenas um colega de oficio que estava a 5 metros de mim, ora a minha esquerda ora a minha direita também tentado a sua sorte. Como não havia sinais de actividade resolvi ir até mais a sul. Conforme ia andando, ia vendo as caracteristicas dos fundos que se iam apresentando. Tentado mapear mentalmente o local para possíveis novas investidas. Nunca se sabe o dia de amanhã. Pelo meio lá ia jogando os artificiais mas sem sucesso. Até que numa zona que aparentava reunir as condições propicias para encontrar mais um labrax. E acertei em cheio. Ele estava lá. Era pequeno, teria, a "olho", perto do kg para menos. Aparentava ter a medida. Mas já com 2 bons peixes no saco não havia necessidade de trazer o peixe para casa. Assim foi devolvido ao seu habitat na esperança de um dia nos poder brindar com mais uns quilogramas. Após tentar por mais uns minutos resolvi ir para norte, em direcção ao carro. Ia experimentando, ia "vendo" os locais e futuros possíveis locais. Resolvi insistir onde tinha efectuado as capturas anteriores. Insisti até às 10:30 que foi quando, olho para trás e tinha um Sr. GNR a dar-me os bons dias. Protocolo efectuado, peixes no carro e aqui vou eu a caminho de casa.


Resultados totais e material:
- Cana Barros Stout 3 metros;
- Carreto Symetre 4000;
- Fio Multifilamento 0.19 powerpro;
- Clip Vega;
- Amostras: jerkbaits;
Pesos e medidas:
1.º 2.890 kg 64 cm;
2.º 2.600 Kg medida não especificada;
3.º 2.300 Kg medida não especificada;
Um bem haja a todos,
 Abraços








6 comentários:

  1. Boas Luis!
    Andaste a trabalhar bem por esses dias :) Fizeste uns bons peixes e é o que interessa pois de chibos estamos todos fartos...
    Andas de olhos postos no futuro, nada melhor para conhecer bem um pesqueiro do que andarmos por lá varias vezes a sondar e marcar onde estão as pedras....
    Bom relato e bons peixes, parabéns...

    Saude da boa e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      Correu bem! As escolhas revelaram-se produtivas :)

      Temos que andar sempre de olhos postos no futuro, sempre à procura de entender os locais e em que condições eles podem dar frutos. Fiquei de olho em alguns desses locais... Quem sabe se futuramente não poderão dar bons resultados!

      Abraço e continuação de boas pescas

      Eliminar
  2. Ganda testamento Luís hehehe, tá fixe tava a brincar.

    Boa malha bonitos e bons peixes, agora é esperar que Venha a calmaria outra vez para se cravar-mos neles Again.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o entusiasmo :) eheheh

      Obrigado Miguel, agr é mesmo esperar pela bonança :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá Luís,

    Em 3 fainas 4 robalos não é bom é muito bom, parabéns!

    Abraço e continuação de boas fainas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom José.

      Obrigado e boas fainas para si também.

      Abraço

      Eliminar