segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ainda há boas pessoas

Caros companheiros,
 
Na passada semana houve direito a gozar um dia de férias e por consequência aproveitar as boas condições do mar para lançar umas amostras...
Local escolhido e lá vou eu... Chegado ao local pelas 6 da manhã, material ás costas e lá vou eu com a ideia exacta de onde começar. Já por lá andavam 2 companheiros a mergulhar, mas ainda longe do local escolhido. Apesar das boas condições que o local apresentava, o peixe não dava sinal de andar por lá. Opto por ir para sul em busca das areias. Saco as costas e ai vou eu, observando os locais que inicialmente apresentavam muita erva impossibilitando a pesca. Mais a frente encontro um local que me aparentava ter excelentes condições, embora por ali também não andasse nenhum exemplar. Resolvo ir um pouco mais para sul onde encontro um Sr. mariscador que me diz o seguinte "havias de ir ali em cima daquele pião onde eu estava aos «percebos» que ainda à pouco vi ali dois tarolos..." Pelo meio de 5 minutos de conversa, agradeci e ai vou eu até aquele pião de bastante fácil acesso. Ao primeiro lançamento vejo 4 peixes atrás da amostra, nenhum ferra. Escondo-me um pouco, lanço outra vez e já quase no tirar a amostra de dentro de água, eis que vejo o robalo atacar loucamente a amostra ferrado e posto de imediato em seco... Pouco depois a baila, exactamente igual! Como a maré já enchia, resolvi vir para trás para não arriscar passar a nado com a cana na mão... Cá atrás escolho pescar à superfície, onde conseguia chegar facilmente ao sitio onde tinha efectuado as ferragens anteriores e também ao banco de areia. Alguns lançamentos e nisto que vejo um robalo atacar e falhar a amostra. Continuo a trabalhar a amostra de superficie e nisto zááássssss que ele está ferrado :) Peixe em seco. Após mais um pouco a insistir dei por terminada a jornada. Ao chegar ao carro encontro-me com os mergulhadores e que traziam uns belos chocos, polvos, sargos e um belíssimo safio.
 
No dia seguinte fui directo ao local onde tinha efectuado as capturas do dia anterior. Amostra na água e resolvo iniciar na superfície. Aos primeiros lançamentos vejo 2 exemplares de bom porte a seguir a amostra sem nunca darem um sinal de quererem atacar. Pelo meio de algumas capturas de pequeno porte que foram devolvidas à água, e quase todas as amostras experimentadas, eis que com a babuka ferrei o maior exemplar da jornada, que vinha sendo seguido por outro ainda maior :'( bem que lutei por tentar capturar o primo do que já estava em seco, mas infelizmente para mim ele não quis vir comigo.
Á tarde resolvi ir tentar novamente a minha sorte e aproveitar a actividade dos peixes para tentar mais alguma captura. Á chegada ao local, o mar já estava mais forte, mas com excelentes condições. Aos primeiros lançamentos efectuo uma captura. Peixe no saco e continuo a insistir. Perto de mim chegava um companheiro que aproveitou e bem as excelentes condições do mar. Pescava ele com água pela cintura, em cima de um banco de areia onde efectuou 5 capturas, duas delas com boas dimensões! já quase com o sol posto dei por terminada a minha jornada. No dia seguinte ainda lá fui de manhã, mas  com o mar já bem mais forte, com muita erva à deriva tornava-se impossível pescar.
 
Material:
Cana Barros Stout 3 metros 
Carreto Symetre 4000
Multi filamento Power pro 0.19
Artificias diversas  
 
Um bem haja a todos,

4 comentários:

  1. Boas Luis!
    Já vi que andaste entertido por aí com uns peixes...
    Quando damos com eles é aproveitar a ver se vai saindo alguma coisa para nossa alegria :)
    O pessoal do marisco por vezes tem boas informações, também já me deram umas boas dicas ;)
    Parabéns e força aí.
    Saude da boa.

    ResponderEliminar
  2. Boas Pedro,
    Andei sim Sr.... Deu para alegrar bem o ego :)
    Eles têm sempre boas informações, por vezes partilha-las com quem não conhecem é que já é outra questão! Mas como digo, ainda há boas pessoas :)

    Abraço e força por ai também

    ResponderEliminar
  3. Boas Luís,
    Só agora através do Forum Oceano Ibérico conheci o teu Blog, o qual vou estar mais atento, pois já está na minha lista... :)
    Nada melhor que um dia de férias na pesca e com boas capturas!
    Parabéns pela insistência!
    Em todo o lado encontra-se boas pessoas e pessoas menos boas... LOL
    Neste caso encontraste uma boa que te deu uma bela dica!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      Obrigado :) Um dia de férias é muito bom, com direito a pesca melhor e finalizar com peixe, fantástico :) Verdade que neste dia tudo correu bem, a dica, o peixe... tudo....

      Grande abraço e força ai

      Eliminar