sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Abertura à geral

Caros companheiros,
 
Este ano a abertura às nossas amigas teve lugar no sábado dia 3 de Outubro. O tempo era quente, o terreno estava seco, áspero como alguns de nós dizem... Ainda assim saímos com os nossos amigos para tentar a nossa sorte. O resultado foi mau para os caçadores, apenas uma única perdiz cobrada. Avistámos bem muitas mas para quem sabe o que significa caçar na serra, podem imaginar o que se terá passado. As velhacas ouviam-nos a milhas, levantando bem longe! Avistámos 3 bandos, cerca de 50 perdizes e apenas um companheiro foi feliz. Encontrou uma sozinha que conseguiu engana-la.

Dia 10 de Outubro

Fui acompanhar os amigos da zona litoral alentejana. Tentámos a nossa sorte com as lebres e quiçá tentar umas perdizitas. Ambas as espécies conseguiram furtar-se à nossa arte e aos nossos fiéis amigos. Pelo meio da charneca vi um breton com 4 meses a cobrar duas codornizes de forma magnifica para a sua idade. Aquele fiel amigo de 4 patas vai ter um futuro risonho, felicidade a do seu dono. O tempo estava instável. Ora vinha a chuva miudinha, ora estava um clima perfeito para esta prática. Mais tarde, choveu mesmo a sério! Deu para molhar bem o pelo. Contudo, o caçador é persistente. Os meus dois amigos, iro e faísca, proporcionaram-me lances fantásticos. Fizeram cerca de oito paragens de alto gabarito. Deu gosto ver os animais. Se há caça onde o nosso fiel amigo é rei e senhor esta é uma delas. Apenas posso descrever esta jornada como fantástica.


Dia 11 de Outubro


Foi dia de abertura na ZCA da Cabeça da Serra. Dia de estreia das novas instalações. A azáfama habitual do dia da abertura... Documentos, pequeno almoço em grande (como é hábito nosso). As boas vindas a novos associados e lá vamos nós em direcção ao campo. Desta vez calhou-me as portas. Tendo em conta o que tinha visto nos dias em que ia lá deixar comida e água pensei que iria ser um verdadeiro festival de tiros. Mas mais uma vez elas foram mais espertas que nós furtando-se aos canos das nossas espingardas. Ainda assim consegui uma bela perdiz, que me proporcionou um lindo lance, digno desta espécie com um tiro certeiro, "de bico".

Ainda avistei uma lebre, mas era apenas ao alcance de uma carabina.

Acabada a caçada, fomos ao almoço... Leitão! Bem bom que estava.

Findo o almoço o regresso a casa, com a esperança de dia 25 regressar para mais uma jornada, que independentemente do resultado numérico, seja recheada de boa disposição e amizade.

Meus amigos,

Um bem haja a todos e votos de bons lances cinegéticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário