segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Momentos Cinegéticos

Boas amigos,

Apesar de o mar ter dado excelentes condições na passada semana, à minha pessoa os robalos é "uma cena que não me assiste". Tenho insistido bastante, contudo não tenho tido a "sorte" de dar com eles. Parece que eu vou para um lado e eles seguem o caminho oposto eheheheh Mas uma coisa é certa, que enquanto puder e o mar deixar lá irei eu sempre de boa disposição tentar a minha sorte.
 
E na falta de peixes compridos, há também a possibilidade de ir tentar uns lances cinegéticos. Este fim de semana correu "maravilhásticamente" bem... O resultado do fim de semana foram duas lebres, uma perdiz e uma codorniz.
 
No sábado fui tentar a minha sorte com os amigos da Longueira. Ficou decido irmos para as encostas adjacentes ao Rio Mira, nas Gomes-Anes. O terreno é difícil... Encostas ingremes, mato denso embora recentemente tenha algumas áreas mais limpas devido ao corte do pinheiro. O dia era chuvoso, nunca parou de chover, embora que fosse com uma intensidade baixa as "pingas" eram bem gradas. Cedo demos com as perdizes mas também nunca mais se avistaram. Um pouco mais à frente, onde íamos três companheiros juntos para passar ao portão o Manuel diz que ali era um sitio jeitoso para estar uma lebre... E segundos depois ai vai ela à frente do cão (setter) do meu avô sem nunca dar hipótese de realizar qualquer tiro por força da segurança do animal. Esta ficou por lá para mais tarde dar uma alegria a outro companheiro. Mais a frente são avistadas e atiradas as perdizes sem existir quaisquer cobranças. Eu, por força do rumo que tomava ia caçando mais acima dos restantes companheiros. Ia caçando por entre estevas e sobreiros novos. Os cães andavam no rasto de algo... Até que, furtivamente, ai vinha uma lebre... Certamente que pressentiu os cães andarem no seu encalço e veio para trás, para fugir aos animais. Á passagem do aceiro, tiro certeiro, embora atrasado, nas traseiras do bicho. Parti-lhe as duas patas de trás! Animal cobrado pelo meu fiel amigo de seu no Isaac de MirAlgarve. Ainda avistei as perdizes novamente, mas estas foram para uma zona que não era para ser caçada desta vez! Ficam para a próxima. Já era tarde e estava na hora de regressar aos carros.
 
No domingo foi dia de voltar à ZCA de onde sou associado. Terrenos completamente diferentes de onde estava habituado a caçar. A planície alentejana é completamente diferente da maioria das zonas do Concelho de Odemira, onde a serra prevalece. O dia estava fantástico. Fresco e sem chuva. Nesta jornada apenas me acompanhou o meu Iro (Isaac de MirAlgarve). Começa-mos a caçar num projecto de sobreiros, recentemente debastados. Havia por lá uns coelhos, tendencialmente amalhados debaixo da lenha caída. Avistaram-se alguns, morreram poucos. A minha parte consegui cobrar uma perdiz que vinha levantada à frente dos meus companheiros. Um bonito tiro e uma excelente cobrança do Iro... Mais tarde, já numa zona aberta, de pastoreio, uma paragem do Iro. Ficou imóvel. Pensei que devido ao pasto existente, denso e alto, que seria provavelmente uma codorniz. E não me enganei. Animal levantado e ao segundo tiro lá consegui acertar no pássaro. Prontamente o Iro correu ao local onde a codorniz caiu e efectuou o cobro da peça de caça, trazendo-a junto de mim. Mais tarde, num outro local, misturado entre uma lavoira recente e um pasto velho, salta-me uma lebre. A velhaca estava bem amassada. Apenas se levantou pois estava a repreender o Iro por estar um pouco longe de mim. Ao segundo tiro, acerto-lhe e prontamente o Iro ocorre ao local cobrando a peça de caça abatida trazendo-a até mim. Até aqui estava a correr às mil maravilhas. Cinco peças atiradas ( duas perdizes, uma lebre um coelho e uma codorniz) três cobradas. Mais tarde, num projecto de sobreiros, onde há um efectivo de perdizes acima da média, correu quase tudo mal. Quase tudo porque apesar das cinco perdizes que errei como um verdadeiro "podão", ninguém se aleijou e isso prevalece sobre tudo. Deu para tudo, alguns mataram, todos atiraram e muitos, como eu, erraram a caça levantada.
 
Até breve companheiros,
 
Bons lances a todos, e lembrem-se que a segurança está em primeiro lugar

1 comentário: