segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Primeira Baila

Boas companheiros,

No passado sábado, eu, o Miguel, o Rodrigo e o Hélder (que compareceu já no local) lá nos deslocamos junto do Atlântico para tentar enganar mais uns peixes.

Combinamos as 5:15 e lá nos encontramos em casa do Miguel. Saída para o Mar e aproximadamente 6H lá começamos a lançar uns artificias para a água num sitio onde anteriormente já tínhamos sido brindados com uns bons exemplares. A maré tinha acabado de voltar, o mar era belíssimo, embora não correspondesse ás previsões. Contudo estávamos à espera que a maré baixasse para conseguir-mos chegar mais à frente, o que não aconteceu pois as previsões enganaram-nos. Se as previsões ditavam que o mar caia, enganaram-nos pois parecia por vezes que o mesmo estava a crescer :/

Á parte das previsões, lá íamos tentando a nossa sorte.

Após alguns lançamentos ferrei um pequenote que ora me parecia um peixeco bom, mas que ora parecia que tinha desferrado. Logo compreendi que tal comportamento se devia à forte escoa no local.

Peixe devolvido á água e novas tentativas de capturar o pai dele. Mas como comecei a ficar com pouca água no pesqueiro tive que desistir e lá nos juntamos todos para fumar um cigarrito e aguardar que a maré nos deixasse chegar ao sitio pretendido.

Aos poucos íamos conseguindo avançar para o sitio pretendido, mas o mar, tal como disse acima, teimava em não deixar chegar ao sitio "ideal". E nisto nós a vermos os peixes a passear ferozmente nas ondas, lá bem longe onde dificilmente conseguiríamos chegar com as amostras.

Perto das 9:30 decidimos ir procurar a nossa sorte noutro local.

Chegados ao local lá procura-mos o que nos parecia ser o melhor sitio para lançar as artificiais e tentar enganar o nosso amigo Robalo. Este local tinha caracteristicas completamente diferentes da primeira escolha. Sitio fundo com substrato rochoso. Experimenta mos aqui e ali e nada. E já com o sol bem alto, após nos deslocarmos um pouco mais para sul pelo meio das rochas, lá consegui ferrar e capturar uma baila. Nunca tinha apanhado esta espécie. Foi diferente, proporcionou um momento engraçado e com a ajuda fundamental do Miguel lá a trouxe para seco. Acusou 1.300 kg.

Quero desde já agradecer aos meus companheiros por mais esta aventura, pelas dicas e sobretudo pelo companheirismo.

Material utilizado:

Cana Vega Ogawa 300
Carreto symetre 4000
Fio multifilamento 0.19 power pro red
Amostra rapture magneto GM 17 cm
Peso 1.300 kg
Comprimento desconhecido


Um bem haja a todos,

Boas Pescarias

4 comentários:

  1. Boa malha, á que tempos que não via uma baila tão boa :)

    Ab

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Miguel,

    Nunca tinha visto uma tão grande :)

    Obrigado pela ajuda e tudo o resto tb!

    Ab

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    estou a pensar comprar uma cana igual,Vega Ogawa,vale a pena?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Sr. Nuno,

    Peço-lhe imensa desculpa por não lhe ter respondido... Sinceramente não reparei no comentário! Sei que já passou muito tempo e provávelmente a minha opinião já não o ajudará, mas de qualquer maneira dou-lhe o meu feedback da cana.
    É uma boa vara, faz bons lançamentos e trabalha bem o peixe... Não é uma rebocadora como a barros stout que tenho mas trabalha muito bem o peixe. Ao invés da stout proporciona uma ligeira melhoria no lançamento. Contudo os passadores têm que ser muito bem tratados no pós pesca. Convém limpar bem tendo em conta a oxidação. O aspecto negativo que encontro é o primeiro passador ser longe do carreto. Acho demasiado longe, criando algum atrito aquando do lançamento impossibilitando o maximizar do lançamento. Mas esta é a minha opinião nas 3 pescas que fiz com esta cana pois esta era emprestada.

    Uma vez mais as sinceras desculpas,

    Abraço

    ResponderEliminar